segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fórmulas” à base da medicina natural, e shampoo esperança

dr._raz__1_“Antes de qualquer política pública para a medicina natural, é preciso que a resta fique em pé”.

Figura simpática e espontânea, Raimundo Nonato Pereira da Silva, 41, nasceu no Seringal Arquibadam, em Xapuri. Radicado na capital há mais três décadas, diz que herdou dos avós e dos pais o interesse pela plantas, mas só começou a trabalhar com elas nos anos 80. As mães o procuravam para rezar por seus filhos doentes e nessa reza sempre entrava uma planta medicinal. Ele lamenta a pouca valorização da medicina tradicional.


“Tocando” um comércio intitulado Milagre da Floresta, no Mercado Velho, Dr. Raiz recebeu a reportagem de O Rio Branco para falar sobre como é possível incentivar a produção de fármacos (sustâncias utilizadas na fabricação de medicamentos), definindo políticas públicas para o setor. Para ele, medicina natural e “científica” se complementam. “É preciso o Ministério da Saúde dizer o que pode e o que não pode”, observa, referindo-se às contumazes práticas raizeiras que são constantes alvos da fiscalização do Poder Público.


Dr. Raiz afirmar possuir “fórmulas” à base da medicina natural, mas que não as patenteou. Também disse que gostaria de participar, hoje, em Brasília, de uma audiência pública sobre incentivos aos fármacos e de mudanças nas normas sobre patentes. Apesar da distância do Cento - Sul, o raizeiro está “antenado” nos sites da Câmara e do Senador, acompanhando os tramites e as votações em pauta da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comercio.
Casado e pai de sete filhos, Raiz afirma que, quando alguém de casa adoece, a sua primeira providência é levar o enfermo ao médico.


“De acordo com que tiver na receita, estou tomo as minhas providências. Raizeiro bom que é, ficou conhecido dentro e fora do Acre por causa do Xampu Esperança e a garrafada Fortalecimento do Ser Humano e Saúde da Mulher. “Quando alguém me procura, primeiro eu peço para ele ir ao médico”. Se ele voltar, eu busco resolver. Caso eu não consiga resolver, eu sei quem sabe”, brinca e faz marketing ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário